CÂNCER DA PELE

Existem três tipos de câncer de pele, que são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma. O Carcinoma Basocelular é o tipo de câncer menos grave e o mais frequente. Geralmente aparece uma mancha vermelha que cresce lentamente e é comum em pessoas de pele clara, com menos de 40 anos. O Carcinoma Espinocelular é o segundo tipo mais comum do câncer de pele e é mais comum em homens. O melanoma é o mais grave de todos, pois consiste em um tumor maligno e precisa ser diagnosticado de forma precoce.

MAPEAMENTO CORPORAL - FOTOFINDER

O mapeamento corporal é um exame não invasivo e indolor que permite ao dermatologista estabelecer o diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas da pele, conhecidas como nevos ou pintas, com uma câmera digital feita por um aparelho de alta tecnologia desenvolvido na Alemanha chamado FotoFinder que permite fotografar toda a superfície corporal, possibilitando o aumento de 20 a 70 vezes o tamanho das lesões suspeitas na pele, unhas, mucosas ou couro cabeludo.

​A avaliação dermatoscópica sequencial comparativa das lesões pelo mapeamento corporal permite realizar diagnósticos precoces de melanoma e outros tumores da pele, mesmo quando a lesão ainda não preenche os critérios clínicos para o diagnóstico ou está em estágio pré-maligno. Isso ocorre porque os melanomas tendem a apresentar mudanças nas suas características morfológicas dentro de um curto período.

Com isso, identificamos o surgimento de novas lesões e controlamos o crescimento ou modificação dos “sinais” preexistentes definindo quais precisam ser biopsiadas e quais devem ser mantidas apenas em observação, evitando assim cirurgias desnecessárias.​ Além disso, esse aparelho é uma ferramenta muito útil no diagnóstico de outras doenças cutâneas, como vitiligo e distúrbios dos cabelos.

© 2017 desenvolvido por