A proteção solar para atletas

Pelos fatores geográficos descritos e pelo culto aos esportes, o brasileiro é um dos povos com maior exposição solar anual. Atletas que praticam atividades ao ar livre recebem considerável dose de radiação ultravioleta.

 

Medidas fotoprotetoras adequadas a este grupo devem ser tomadas devido ao alto grau de exposição que associado ao suor intenso induzido pelo calor e pela atividade física pode contribuir significativamente para o dano à exposição solar, já que aumenta a sensibilidade e o risco de queimaduras. 

 

Isso se deve, provavelmente, à hidratação da camada córnea, com diminuição da reflexão e dispersão da luz solar.

 

Proteção Solar

 

Devido à dificuldade de reaplicação do protetor solar e ao alto tempo de exposição, o uso de vestimentas com tecidos que possuam proteção ultravioleta e o uso de bonés ou chapéus adequados, além de óculos escuros que protegem não somente os olhos como a região em todo dos olhos e bochechas, são fundamentais. 

 

Veículos em creme mais espessos e bastões podem ser uma opção interessante na face reduzindo a queixa de ardência nos olhos. Para uso corporal, recomendam- se produtos de fácil aplicação, como loções cremosas e aerossóis.

 

Protetor Solar

 

Quando falamos de protetores solares, o ideal para o esportista é aquele que permita maior aderência devido ao suor constante e às atividades aquáticas.

 

O veículo "spray" é muitas vezes preferido devido à facilidade de secagem e rápida aplicação. Os atletas que praticam esportes aquáticos são mais afetados pela radiação ultravioleta, devido à pouca proteção com vestuário, ao contato constante com a água e à reflexão na superfície da água.

 

 

Alguns produtos utilizam emulsão inversa (óleos na fase externa da emulsão) para aumentar a resistência do produto à água.

 

Melhores Horários 

 

Recomenda-se a não realização de atividades esportivas ao ar livre no período entre 10h e 15h.

 

O uso do protetor solar é muito recomendável, tendo algumas características específicas como alto valor de FPS, se possível acima de 50.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Siga:
Posts em destaque:

Dra. Gabrielle participa de Simpósio da de cabelos e unhas da SBD

November 3, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes:
  • Instagram
  • Facebook
Please reload

Categorias

© 2017 desenvolvido por