Cosmética do cabelo: como cuidar melhor dos cabelos

A gaúcha altera frequentemente seu cabelo ao modificar a cor, alisar, usar chapinha e secadores. A cutícula, que é a barreira externa do fio, dá o brilho ao refletir a luz, melhora a textura e protege dos danos da radiação ultravioleta e tratamentos que fazemos no dia-a-dia. Quando essa camada danifica chamamos de "cabelo poroso” com aspecto ressecado e quebradiço.O clima úmido, frequente na cidade de Porto Alegre, induz o frizz do cabelo ao absorver essa umidade, o que piora mais ainda quando a haste está quebradiça.

 

Quando chegamos nas prateleiras dos mercados e lojas especializadas é muito comum ficarmos em dúvida sobre qual o tipo de shampoo para o seu cabelo.

O shampoo é um detergente com carga negativa ,assim como o fio do cabelo, que quando entram em contato se repelem gerando o frizz.

Quando o shampoo e a água se encontram retiram a gordura da haste capilar gerando uma "bolinha” chamada micela que é levada pela água.

 

No geral os shampoos tem diversos tipos de detergentes em diferentes quantidades,e um dos mais forte é o lauril sulfato de sódio. Para identificar esse componente devemos olhar o rótulo do produto em que os ingredientes vêm em ordem decrescente e quando o shampoo é para limpeza profunda ele ocupa a primeira posição, por exemplo como os shampoos anti- resíduos. Esses resíduos vem dos cosméticos que usamos no cabelo, junto com íons da água do chuveiro, componentes da poluição, ambiente entre outros.

A quantidade de espuma não tem relação com o grau de limpeza mas sim com uma percepção do consumidor de satisfação pelo "dever cumprido", esse mesmo fenômeno ocorre pelo corante e o cheiro do produto.

 

Tipos de shampoos:

Light poo ou low poo é um subtipo de shampoo sem o lauril sulfato, mas contém outros tensoativos como cocobetaína, super suave, que tem o objetivo de limpar mas sem agredir o fio e o couro cabeludo.  O shampoo sem sulfato minimiza essa rede elétrica .

 

No poo não contém nenhum dos ativos acima e um dos exemplos é o “shampoo a seco" que contém partículas que absorvem a oleosidade dando a sensação de limpeza. O problema é que ele não retira alguns tipos de silicones deixando cabelo “grudento”.

 

Co wash é um condicionador utilizado para lavar os fios, beeeem mais suave que os anteriores e não faz espuma, porém o ideal é usar intercalado com um shampoo com lauril sulfato ou um low poo esporadicamente para retirar os resíduos. Esse tipo de shampoo é o outro nome que damos para os "shampoos para cabelos crespos".

 

Máscaras e condicionadores

 

Já as máscaras e condicionadores, que tem carga positiva, selam (fecham) a cutícula do fio substituindo temporariamente um componente chamado 18-MEA que dá brilho ao fio e é retirado por exemplo, com os alisantes, chapinha, secador.

Assim, eliminam o efeito frizz e lubrificam ao dar volume e brilho.

 

Silicones

 

Outro produto usado para diminuir o frizz são os silicones, por exemplo a dimeticona, e os óleos como o óleo de coco e o  de argan que conseguem penetrar no fio formando uma película dando brilho, maciez e estimulando a hidratação do fio. Lembrando que os silicones não protegem do calor da chapinha apenas faz elas deslizarem mais facilmente.

 

Protetor solar para o cabelo:

 

A radiação ultravioleta  resseca o cabelo e causar um dano oxidativo acelerando o branqueamento dos fios.

 

Como diminuir o frizz:

Pentear o cabelo em ambientes frios.

Usar pentes de dente largos para diminuir o atrito.

Não dormir com cabelo molhado.

Evitar excesso de química no cabelo (alisantes e tinturas).

Usar shampoos suaves como o "low poo".

Colocar pequena quantidade de shampoo no couro cabeludo.

Usar protetor solar para cabelos na forma de condicionadores, géis e sprays.

 

Dra Gabrielle Adames

Dermatologista pela SBD e especialista em tricologia, área dedicada estudo dos cabelos pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay- RJ

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Siga:
Posts em destaque:

Dra. Gabrielle fala sobre rejuvenescimento íntimo no Jornal O Sul

November 12, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes:
  • Instagram
  • Facebook
Please reload

Categorias

© 2017 desenvolvido por