5 cuidados durante o verão

O verão continua e os cuidados com a pele e os cabelos também. Durante a estação mais quente do ano é preciso se proteger da exposição solar e tomar cuidado com a saúde do nosso cabelo. Confira 5 cuidados fundamentais para um verão tranquilo:

 

1. Água termal

Ela é rica em muitos oligoelementos essenciais à nossa pele. Seu principal benefício é o efeito calmante e anti-inflamatórios. Ideal para uso por peles sensíveis, irritadas, muito secas, pois repõe esses elementos essenciais. É uma ótima opção para o verão devido seu efeito refrescante e nutritivo, pois ajuda a repor oligoelementos perdidos pelas agressões diárias, como sol, piscina, água do mar, etc. Modernamente já existe no mercado as águas vulcânicas, que contém 100 vezes mais oligoelementos que a água termal e alguns elementos raros, razão pq é usada como adjuvante de tratamentos dermatológicos como a psoríase

 

2.  Roupas e acessórios
Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.  As roupas bloqueadoras de raios UV de tecidos inteligentes originaram-se na Austrália e ganharam o mundo com sua tecnologia. Existem as de FPU 40, 45, 50 que bloqueiam até 97,5% da radiação, permitindo ótima proteção.

 

3. Base com protetor solar X Protetor solar com cor

Se você tem dúvida se a base com fator de proteção solar substitui o protetor, pode ficar tranquila essa é uma pergunta frequente no consultório. E a resposta é NÃO, a base com FPS não substitui o uso protetor solar, principalmente quando a exposição ao sol for maior, como na praia ou piscina, por exemplo. Nesses casos o recomendado é se proteger com uma camada de protetor solar sem cor e por cima, colocar a base. 
Mas qual a diferença entre a base com FPS e o protetor com base? A principal diferença entre esses dois produtos é sem duvida a cobertura. Os protetores com cor de base agem como tonalizantes, deixando a pele mais uniforme, porém, não cobrem as imperfeições. Por esse motivo homens também utilizam esse tipo de protetor e o seu resultado é bem natural. 
O protetor solar com o FPS adequado e com base na sua formulação tem uma eficiência superior, pois a base forma uma proteção física na pele contra a luz visível do dia-a-dia, além de proteger contra os raios UVA e UVB, causadores do câncer da pele

 

4. Protetor solar oral

São formulações ricas em ativos antioxidantes que potencializam o uso do protetor tradicional e ainda previnem o desenvolvimento de doenças da pele, combatendo manchas e outros efeitos nocivos do sol. A melhor forma de combater os radicais livres e proteger as células do impacto provocado pelos raios solares é através das substâncias antioxidantes. 
É importante lembrar que esse tipo de fotoproteção não substitui o uso do PROTETOR SOLAR COMUM, elas atuam como um reforço na proteção, além de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce da pele e no tratamento de manchas que podem piorar com a exposição ao sol.

 

5. Cabelos verdes na piscina

Muitos acham que a pigmentação verde nos cabelos é ocasionada pelo cloro da piscina, mas não é esse o motivo. A causa esse efeito é o sulfato de cobre: substância utilizado no tratamento da água para combate a proliferação das algas. O problema ocorre porque o cobre tem uma coloração esverdeada que, quando entra em contato com os cabelos claros, se fixa neles e o resultado são os famosos "cabelos verdes". Mas como aproveitar a piscina e não ficar com os cabelos verdes? Para EVITAR esse efeito as loiras devem manter sempre os fios hidratados e bem cuidados e evitar o banho de piscina até 2 semanas após a coloração ou ao retoque. Nesse período as cutículas capilares ficam abertas, facilitando a entrada do sulfato de cobre nos fios. Além disso, o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com a maresia e sol.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Siga:
Posts em destaque:

Dra. Gabrielle participa de Simpósio da de cabelos e unhas da SBD

November 3, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes:
  • Instagram
  • Facebook
Please reload

Categorias

© 2017 desenvolvido por